
Passei alguns anos pesquisando livro e estudando um pouco de anatomia para entender o que seria realmente o mula bandha e como ele atua. Depois de reunir uma quantidade boa de links, livros e fotos resolvi criar esse conteúdo exclusivo sobre mula bandha. Agora sim, quando alguém desenha bem desenhado e faz leitura de bons livros consegue entender bem melhor as contrações e quais grupos musculares contrair.
A maioria da literatura popular yogue é definido simplesmente como tranca. Entretanto, o verdadeiro significado de bandha é essencialmente paradoxa, pois é dito que travar ou contrair certos músculos no nível físico conduz no vível sutil a um destrancamento que atua simultaneamente nos níveis mental e pránico.
De acordo com escrituras yoguis, o controle dos musculos e nervos controla a respiração. O controle da respiração controla a consiência. Bandhas tem um significado de extender o controle sobre a respiração e isso significa extender seu conhecimento e controle sobre a consciência.
Ashwini mudra => A área anal incluem os seguintes músculos: 1 — Sphincter do ani externus e levator anus.
2 — pubococygeus
3 — iliococcygeus
4 — puboretal
(A contração de todos eles é a contração do anus.)
Moola bandha => A área entre o anus e o escroto no homem ou na mulher entre o anus e o clitoris. O corpo perineal é contraído.
Ainda não encontrei uma foto boa mostrando o períneo.
Vajroli mudra => Os músculos urogênitais incluindo o 1 — transversi perinei superficialis
2 — ischiocavernosus
3 — bulbosponfiosus
4 — transversus perinei profundus
5 — sphincter urethrae
Conjunto Todo
A tecnica do moola bandha é bem simples por si mesma e você vai achar a prática bem concisa, forte e fácil de seguir. O mula bandha pode ser feito junto com outras técnicas yogis
Ida => Energia Mental
Pingala => Energia física
Sushumna => A união da energia física e mental.
3 Fases do moola bandha
Como em cada aspecto da vida yogi a chave é a moderação e a prática frequente. A duração de cada prática é especificada no final dessa descrição. Esses são os numeros adequados de repetição. Não é um número fixo, mas, de modo geral entre 15 e 30 minutos de prática diária é um tanto bom. Se quiser pode praticar em várias seções. O melhor é praticar com menos repetições e diariamente do que muitas repetições e dias espaçados. Se quiser ampliar suas seções indico conversar sobre isso com seu professor.
A estimulação do Muladhara chakra pode ser feita em qualquer hora e lugar. Com isso você obtém muita energia e clareza mental. Essa prática faz parte da prática regular yogi e resulta em uma consciência mais expandida. Quando essa expansão de consciência ocorre, ela vem acompanhada de uma sensação feliz que acompanha todo o organismo, então você saberá quando esse despertar acontecer. Existem certas práticas que o predispõe para essa experiência a mais eficiente delas começa com meditação em Siddhasana, siddha yoní asana, e Padmasana. Claro que isso pode ocorrer em qualquer Ásana, Pranayama, Mudrá ou Bandhas. Depois da prática regular constante você terá sorte suficiente para vivenciar essa experiência.